Vantagens do forro de gesso acartonado

   O forro de gesso acartonado funciona como um curinga em reformas. Escondem vigas indesejadas e imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação. Também auxilia na acústica, e no conforto térmico, se associada a outros fatores determinantes, como insolação e ventilação.

   A chapa é composta por gesso e alguns aditivos envoltos por papel especial. O papel dá rigidez ao conjunto e impede a formação de trincas e o amarelecimento, comum nas placas de gesso maciças ainda usadas, porém, com tecnologia ultrapassada. Sua fixação ao teto é rápida e seca, feita por perfis e tirantes.

   Para o encontro do forro com a parede existem alguns tipos de soluções, como: tabica: peça pronta metálica ou de gesso; moldura: de gesso ou poliuretano; sanca: elemento saliente ou com reentrância; cortineiro – espécie de sanca que esconde o trilho da cortina nos casos de parede com janelas.

   A instalação de um forro de placas de gesso comum começa com a inserção no teto de pinos de aço colocados a cada 60 cm no máximo (tamanho normal da placa), colocados com um revólver especial.

   Instalação - Um arame de aço ou cobre passa por um furo existente no pino e é preso na placa em um furo feito na própria obra, torcendo-o bem para amarrar a peça. Uma massa feita de pó de gesso, água e estopa é colocada junto à parede para reforçar a fixação. A moldura é fixada do mesmo jeito. As placas, com encaixes macho e fêmea nas laterais, recebem a mesma massa para acabamento nos rejuntes, após a retirada dos restos de fios com alicate.

   Já as chapas de gesso acartonado (cujas dimensões são maiores, normalmente de 0,60 x 1,20m) são colocadas sob perfis metálicos que são fixados à parede e no teto com tirantes. Um tipo de elevador aproxima as chapas da estrutura metálica, onde são fixadas, com parafusoauto atarrachante, a cada 30 cm, no máximo. Também se parafusa a 1 cm da borda.

   O processo começa junto à parede para que as chapas não se comprimam na parafusagem final. O acabamento é feito com massa de rejunte e fita de papel, usada para prevenir fissuras. Uma nova camada de massa finaliza o trabalho (única etapa em que se utiliza água, para fazer amassa). Na instalação do forro suspenso deverão ser observados todos os detalhes previstos no projeto, locando-se previamente os pontos de fixação dos pendurais, as posições de luminárias, as eventuais juntas de movimentação etc.

 

 

  

 

Avenida Coronel Dico, 39 - Centro

CEP 98700-000 - Ijuí - RS


www.engeartijui.com.br

© 2015  Todos os direitos reservados

Nossa Localização

Entre em Contato

 (55) 3332 1372

 (55) 3332 9161

(55) 9191 1234

(55) 9996 7963

 

Email: engeart@terra.com.br